terça-feira, 6 de maio de 2014

Coluna JOVEM LEITOR - Retrato de uma época


Por Ulisses Azevedo Gonçalves.

O livro 1964 - O golpe que marcou a ferro uma geração trata de fatos que se passam durante os anos da ditatura militar brasileira, começando em 1961, ano da renúncia de Jânio Quadros, e de muita incerteza quanto ao rumo do país, e termina em 1982, com a volta das eleições diretas, ao menos parcialmente.

Segundo o autor, a história é verídica, e descreve suas vivências nessa época, como um militante contra a ditadura e a luta armada, e a favor do povo, que passava por diversas situações, sintomas de como aquela época foi caótica.


Pinga-fogo entre os jornalista Roniwalter Jatobá (esq.) e Barnabé Medeiros Filho (centro), autores de A crise do regime militar e 1964 - O golpe que marcou a ferro uma geração, mediado por Jeosafá, autor de O diário secreto das Copas.

Desde partidos desorganizados, que acabam se fragmentando em momentos quando a união era de grande importância, até traidores que entregam a própria família, e torturadores desumanos, são apenas alguns exemplos dos acontecimentos relatados no livro.

Após o término da leitura, acredito aque seja uma das melhores e mais profundas reais que já li, mesmo tendo aproximadamente apenas 250 páginas.


Ulisses Azevedo Gonçalves, 14 anos, é estudante da ETEC Basilides de Godoy. Praticou por dois anos e meio Kung Fu,  é atualmente praticante de Muay Thai e escreve no blog da editora Nova Alexandria a coluna Jovem leitor todas as quartas-feiras.


Leia também a coluna JOVEM ESCRITOR, de Eduardo Rodrigues do Valle, estudante do 9o. ano do Colégio Sílvio Gonzales.




Consulte também estes título!

     


0 comentários:

Postar um comentário