segunda-feira, 12 de maio de 2014

Coluna FÉ NO QUE VIRÁ - Tecnologia x Educação


Por Mirian Pereira.

Falar em tecnologia nos dias de hoje é algo que nos faz refletir e questionar a sua importância na aquisição do nosso conhecimento. E por entender que a mesma pode ser considerada um mecanismo de trabalho e aprendizado em sala de aula tento e, nesse momento provocar uma discussão importante, defendo o emprego de estratégias para o uso da mesma.

Hoje a geração denominada nativo digital possui um domínio das máquinas de TI como ninguém, só que, na maioria das vezes, ela não consegue operá-la de uma maneira adequada.

Atentos a isso cabe a nós, que pertencemos à geração dos livros, mostrar como a tecnologia pode ser trabalhada de uma maneira prazerosa e adequdas ao nosso cotidiano.

Um exemplo disso é como ela aproxima as pessoas, inclusive aquelas que possuem necessidades especiais. Hoje em dia possuímos softwares que possibilitam aqueles que possuem deficiência visual lerem obras literárias ou até mesmo escrever - isso não é maravilhoso?

É lógico que não podemos esquecer que a tecnologia nos leva a qualquer lugar do ciberespaço em questão de segundos - e isso faz com que essa geração queira tudo de imediato. Só que existe um pequeno detalhe :o que seria imediato para VOCÊ?

O imediatismo muitas vezes pode ocasionar um processo de subestimação da memória. Com isso, algumas das informações necessárias para o nosso conhecimento não ficarão armazenada em nós e, no futuro, poderão nos fazer falta. É por isso que precisamos acima de tudo trabalhar essa geração no processo do “pensar”, do “refletir”, para que obtenham respostas adequadas ao que necessitam.

Não devemos esquecer que o mundo evoluiu e, com isso, o caminho do conhecimento também. Então cabe a nós pensarmos nas novas TIs sem preconceito e entender que a geração dos livros não pode viver sem a tecnologia e a geração digital não pode viver sem a leitura.

Então não esqueçam que a boa e velha leitura não está ultrapassada e que ela pode e deve trabalhar em conjunto com o novo, a tecnologia. Quem sabe algo que é tão preocupante hoje não poderá ser modificado em favor de todos para o jovem de hoje se torne o leitor que tanto esperamos no futuro!


Mirian Pereira é professora de Língua Portuguesa e Literatura do colégio Sílvio Gonzales, na Freguesia do Ó, em São Paulo. Pós-graduada em Prática e Vertentes da Língua Portuguesa, sempre inovadora, procura empregar em suas aulas e práticas de ensino de Literatura o uso das novas tecnologias da (TI), mas também técnicas teatrais e de leitura oral. Com alunos do colégio edita a revista eletrônica Sílvio Digital. Publica toda segunda-feira no blog da editora Nova Alexandria a coluna Fé no que virá.


Leia também a coluna POR DENTRO DA COPA, e fique sabendo dos detalhes que podem decidir o rumo da taça!




0 comentários:

Postar um comentário