quinta-feira, 17 de abril de 2014

CORDEL NA REDE - Chegança


Por Marco Haurélio.
CHEGANÇA

Peço agora aos leitores do cordel
Um minuto somente de atenção,
Porque nossa poesia do sertão
Já cruzou as barreiras do papel.
Hoje em dia o moderno menestrel
Na Internet também está ligado,
Com o mundo ele está conectado
Pra compor uma nova rapsódia.
Que tem drama, comédia e tem paródia
Nos dez pés de martelo agalopado.

Escrevi a estrofe acima em martelo agalopado, uma modalidade da poesia popular muito empregada pelos cantadores, para saudar os leitores deste blog. Composto em dez versos de dez sílabas poéticas, o martelo tem ritmo ternário (com a sílaba tônica incidindo sobre a terceira, sexta e décima sílabas poéticas) e foi levado para a música popular por grupos como o Quinteto Armorial, e por compositores como Zé Ramalho, Alceu Valença e Tom Zé.

Este espaço, batizado de Cordel na rede (nome de meu antigo blog e de uma coluna que criei para uma revista eletrônica), tratará, a cada quinta-feira, da literatura de cordel e da rica cultura popular brasileira. Trará dicas de leitura e, ao mesmo tempo, mostrará a duradoura presença do cordel na cena cultural do nosso país.

2 comentários:

  1. Marco Haurélio! Maravilha! Parabéns por mais este brilhante espaço que você conquista com seu trabalho profundo e sério, altamente comprometido com a nossa cultura popular. Um forte abraço! Escritor Marciano Vasques

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Marciano. A Nova Alexandria, ao criar a histórica coleção Clássicos em Cordel, abriu muitas portas e janelas para a poesia popular, ou rapsódica, do Nordeste.
      Abraço!

      Excluir